Parlamento dos Jovens inicia sessões sobre futuro do ensino.

2015-01-05 11:26

Categoria: 

Concelho: 

Deputados de vários grupos Parlamentares eleitos pelo círculo de Aveiro estão entre os que participam nas diversas sessões do Parlamento dos Jovens que decorrem por todo o país no mês de janeiro. Cinco sessões estão marcadas para esta segunda-feira, dia 5, um pouco por todo o distrito.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo em escolas de todo o país, culminando com duas sessões nacionais, a ter lugar no Parlamento – uma destinada aos alunos do ensino secundário e outra destinada aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Para este ano letivo foram definidos os temas “combate ao insucesso escolar” e “Ensino público e privado: que desafios, respetivamente.”.

O programa visa incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica, sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução das questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

As sessões desta segunda-feira decorrem na Escola Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis; Escola Secundária Dr. Serafim Leite, São João da Madeira; Escola Básica de Canedo, Santa Maria da Feira; Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, São João da Madeira, e Escola Básica de Corga do Lobão, Santa Maria da Feira.