Pandemia: Albergaria-a-Velha atribui 71 mil euros a IPSS com respostas sociais para pessoas idosas.

2020-04-02 18:16

Categoria: 

Concelho: 

Dada a "situação de emergência que o país vive" por causa da pandemia do Covid-19 "e a existência de faixas da população extremamente vulneráveis", a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou ontem, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro extraordinário no valor de 71 mil euros a dez IPSS do Concelho. Os apoios destinam-se a instituições com respostas sociais dirigidas a pessoas idosas, quer na instituição, quer nos seus domicílios.

“A situação excecional que se vive no momento atual e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 deve ser qualificada como caso de força maior, requerendo a aplicação de medidas extraordinárias e de carácter urgente”, salienta a Autarquia Albergariense.

As IPSS com respostas sociais na área da população idosa, população com deficiência e na área do atendimento e acompanhamento social continuam a garantir os cuidados à população, para que lhes sejam assegurados os cuidados básicos. No entanto, atualmente, vivem vários constrangimentos devido à pandemia, tais como a diminuição de recursos humanos (pessoal em casa a acompanhar os filhos ou em isolamento profilático), o acréscimo de despesas com equipamento de proteção individual / desinfetantes ou o risco das colaboradoras que se encontram no ativo poder contrair a doença COVID-19.

“A atual situação exige uma atuação complexa, adaptada diariamente; por um lado, tem que haver a preocupação de proteger as pessoas da doença COVID-19 e, por outro, tem que se garantir a satisfação das suas necessidades básicas”, refere a Câmara Municipal.

As instituições a beneficiarem deste apoio extraordinário são: a Associação Social para Idosos com Vida; a Associação de Solidariedade Social Sanjoanense; a APPACDM – Associação de Pais e Amigos do cidadão Deficiente Mental  de Albergaria-a-Velha; a ASSA - Associação de Solidariedade Social de Alquerubim; o CEDIARA – Centro de Dia para Idosos de Ribeira de Fráguas ; o Centro Social Paroquial de Angeja; o Centro Social Paroquial de Sta. Eulália de Valmaior: a Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros; a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha; e a PROBRANCA – Associação para o desenvolvimento Sócio-Cultural da Branca.

Além do apoio financeiro, é de referir que a Câmara Municipal está também a distribuir, gratuitamente, pelas IPSS e outras entidades (GNR e Bombeiros Voluntários) diverso material de proteção individual, como máscaras, luvas, batas, termómetros ou gel desinfetante. O Município comparticipou, ainda, os testes Covid, por necessidade urgente da sua realização.