PAN teme aumento de animais errantes no espaço público e responsabiliza as autarquias.

2018-04-20 08:15

Categoria: 

Concelho: 

O PAN antecipa o agravamento da presença de animais errantes na rua.

A proibição de alimentar esses animais no espaço público, a falta de canil e esterilizações, a ausência de protocolos para recolha dos animais que se encontram na rua, são questões que ganham visibilidade com as notícias sobre a presença de matilhas no espaço público.

Marta Dutra, do Pessoas – Animais – Natureza defende que há bons exemplos na aplicação da lei com aposta na esterilização e diz que os Municípios de Aveiro e Vagos ainda não conseguem ter essas resposta em cima da mesa.

O PAN diz que a estrutura que está a ser pensada no seio da CIRA não é a melhor resposta com centralização da recolha em Águeda, Ovar e Aveiro.

“Resta que os municípios que se encontram nesta situação expliquem aos seus munícipes o que farão aos animais que continuam a aparecer nas ruas neste entretanto, uma vez que não possuem canil para a sua recolha e uma vez que o abate deixou de ser aceitável, passando a ser proibido”.

Responsabiliza as autarquias pela falta de resposta e afirma que o aumento dos animais errantes é um cenário cada vez mais certo.