PAN quer SEPNA a investigar a origem dos focos de poluição no rio Cértima. CDU defende fiscalização e monitorização da bacia hidrográfica.

2019-07-30 09:19

Categoria: 

Concelho: 

O Pessoas – Animais – Natureza (PAN) quer o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente a investigar a origem dos focos de poluição no rio Cértima.

Em nota divulgada esta segunda-feira, o Partido diz ter sido contactado por cidadãos que denunciaram a morte de várias dezenas de peixes, ocorrida uma vez mais no Rio Cértima, que atravessa os concelhos de Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda.

“É assim urgente identificar a proveniência destes focos poluentes, proceder-se à limpeza e despoluição necessárias à preservação do Rio Cértima e da Pateira de Fermentelos, assim como garantir que sejam realizadas ações para impedir o surgimento de novos focos de poluição”.

Depois da deputada socialista, Carla Tavares, que levou o tema ao Parlamento, agora também o PAN pede respostas.

“A recorrente poluição do Rio Cértima constitui um grave problema da saúde pública, uma vez que este rio abastece vários hectares de arrozais e é o principal afluente da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, ecossistema singular e de extrema importância devido à sua fauna e flora, possuindo a classificação de Zona Húmida de Importância Internacional”, refere nota do Pessoas – Animais – Natureza.

A CDU também já foi ao local numa visita com Ana Valente, candidata da CDU às próximas eleições legislativas, Alice Caetano da Direcção da Organização Regional de Aveiro e vários activistas do concelho de Águeda que estiveram em contacto com a população de Barrô, Águeda.

"A CDU tem respostas concretas e ainda este ano apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao governo uma série de medidas para resolver este grave problema", refere nota do Partido.

"A fiscalização e monitorização da bacia hidrográfica do rio Cértima e seus afluentes, de modo a evitar descargas ilegais, a identificação de focos de poluição e o desenvolvimento de um plano de despoluição e controlo de espécies exóticas e infestantes ao longo do rio e na Pateira de Fermentelos são algumas das medidas propostas".

O projecto de resolução prevê também o apoio às autarquias locais, gravemente afectadas, de modo a que seja possível uma valorização ambiental, cultural e paisagística do curso do rio Cértima e da Pateira de Fermentelos.

 

foto: CDU