Pais debatem ensino em encontro na Secundária Homem Cristo.

2016-05-27 14:20

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Vera Cruz e Barrocas​ (APEVECA), em parceria com as Associações de Pais da EB1 e JI de Santiago e da EB2/3 João Afonso de Aveiro promove uma “Conversa de Pais para Pais” sobre a Matemática, o Português, as Expressões e a sua Interação. Ação agendada para este sábado, entre as 16h00 e as 19h00, na Biblioteca da Escola Secundária Homem Cristo.

Esta “conversa” resulta de conjunto de ações - de pais para pais – promovidas desde o ano letivo anterior pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das EB1 e JI da Vera Cruz e Barrocas de Aveiro (Apeveca), com o objetivo de promover a reflexão sobre o papel dos Pais na Comunidade Educativa.

O apoio ao estudo e motivação das crianças para estas áreas do saber é, para muitas famílias uma dor de cabeça, seja por falta de tempo, seja pela iliteracia de pais, avós ou de quem acompanha as crianças depois do tempo escolar, seja simplesmente por desconhecimento.

“Qual a importância destas áreas do saber na formação das nossas crianças? Como se relacionam entre si? E as Expressões? O Desenho, a Música, o Teatro, a Dança, serão mesmo o parente pobre? E os TPC’s? Um problema ou uma oportunidade? Como ajudar? De que ferramentas dispomos? Como poderemos nós, pais e educadores, ainda que sem formação específica ajudar, motivar, enfim melhorar o desempenho das nossas crianças?...” estas são questões que funcionam como ponto de partida.

São convidados para dinamizar esta conversa Arsélio Martins, Rosa Amélia Martins, Sílvia Veríssimo e Mariana Monteiro.

Em simultâneo, enquanto os pais conversam, podem inscrever os filhos no Espaço “têpêcê para quê? (e como?!)”, dinamizado pela Associação Cultural Pantopeia, ou no Espaço Babysitting, ambos a decorrer em salas distintas.