Ovar: Plataforma Cidades debate futuro da Universidade.

2023-10-27 12:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Plataforma Cidades e Câmara de Ovar debatem o futuro da Universidade em conferência conjunta para refletir temas de interesse regional e nacional.

"A Universidade, Acessos e Vivências” é o mote deste evento, entre as 10h e as 17h, na Escola de Artes e Ofícios, em Ovar.

Eduardo Anselmo de Castro, Vice-Presidente da CCDR-C; Fontainhas Fernandes, Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior; David Justino, Ex-Ministro da Educação e Ex-Presidente da Comissão Nacional de Educação; António Oliveira, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro; Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar; Pompílio Souto, Coordenador Geral da Plataforma Cidades e João Rocha, Coordenador do grupo de trabalho “Ciência e Cidade”, são alguns dos oradores convidados.

No momento em que a Universidade de Aveiro assinala os 50 anos de existência este é tempo de reflexão sobre ensino superior.

“O que a Universidade e o País fizeram depois do 25 de abril, quer na requalificação e criação de contextos socioeconómicos e culturais, quer na capacitação técnico-científica, é singular e muito bom. Hoje, enquanto instituição independente e autónoma, dotada de consideráveis e muito qualificados recursos humanos, assim como de significativos recursos financeiros, a Universidade vê-se desafiada, quer por um número inaudito de novos alunos, quer por estratos do tecido empresarial e segmentos da sociedade, a ser, a acolher, a cuidar e a fazer o que nem sempre é consensual”, sublinha Pompílio Souto, Coordenador Geral da Plataforma Cidades no mote para a conversa deste sábado.