Ovar: Pequenas unidades industriais autorizadas a trabalhar com condicionantes.

2020-04-10 10:49

Categoria: 

Concelho: 

As empresas de Ovar foram autorizadas a laborar a partir de terça-feira, dia 14, para garantir equidade nas autorizações dadas a operadores de grande dimensão e que, agora, chegam a pequenas indústrias.

Ainda assim serão observadas regras especiais que a autarquia espera ver cumpridas com o apoio da GNR, da PSP e da ASAE.

Nos ramos autorizados a laborar havia pequenas empresas que se queixavam de descriminação por não estarem consideradas no despacho do Governo.

A Câmara de Ovar deixou apelo à revisão da medida e o Governo foi sensível.

Salvador Malheiro aplaude a decisão.

“Mostramos insatisfação pelo facto de haver empresas não contempladas e sugerimos que devíamos ter a mesma atitude para com as pequenas empresas industriais. Há novo despacho que permite o funcionamento de toda a indústria. Fez-se justiça. Todas podem laborar. A mensagem principal é a sobre as condições limitativas. Só podem começar depois de terça-feira. É um sinal dado à economia local para não colocar em causa todo o esforço feito. Quero aqui dar nota que as indústrias que podem trabalhar só o podem fazer com colaboradores do município, um terço dos colaboradores e não é permitido a trabalhadores com mais de 60 anos. Que tudo corra bem.”

Numa conferência com representantes de GNR, PSP e ASAE ficaram mensagens de cada uma destas forças sobre o seu papel no cumprimento das regras.

A ASAE assegura que vai “acompanhar a situação no concelho de Ovar” como forma de “assegurar o cumprimento de regras ao nível da segurança alimentar”.

Já a GNR lembra que “embora tenha sido permitido a laboração de indústrias é importante relembrar que há regras a cumprir”.

“A GNR está disposta colaborar com todos para esclarecer dúvidas. Estamos disponíveis para realizar fiscalizações”.

No caso da PSP, ficou a garantia de que o cerco sanitário é para manter.

“Queremos salientar que o cerco sanitário mantem-se até 17 de Abril. Pessoas que venham de fora de Ovar serão barradas”.