Ovar: Miguel Viegas quer defesa de terrenos na linha das antigas margens da ria e dragagens nas marinas.

2019-08-19 10:16

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas coloca-se ao lado da população do lugar da Marinha e defende que a Agência Portuguesa para o Ambiente deve ajustar a localização das barreiras de proteção dos terrenos agrícolas para não penalizar a área de cultivo.

O candidato às legislativas de 2019 visitou o lugar ribeirinho do concelho de Ovar e mesmo assumindo a defesa da obra para evitar a entrada de água salgada nos campos agrícolas, defendeu que as barreiras devem seguir as margens da Ria.

Segundo Miguel Viegas, os agricultores queixam-se de um recuo de 200 metros penalizando a área de produção e já tinham tomado posição no período de discussão pública do projeto.

A CDU reclama agora uma intervenção urgente da autarquia e da APA para corrigir esse posicionamento e garantir o escoamento de águas pluviais.

“Este representa mais um exemplo que demonstra o total desrespeito pelas populações”.

Miguel Viegas que propôs, este fim de semana, em reunião com a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, em Pardilhó, e com a Associação Náutica da Torreira, dragagens nos canais de acessos às marinas.

Reclamação que o movimento em defesa da ria Maria tem assumido nas mais variadas intervenções.

"As dragagens são importantes para garantir a sobrevivência dos clubes no curto prazo. Contudo a questão da regularização dos fluxos de água é incontornável, seja para garantir a actividades que acontecem na Ria, seja também para garantir a própria sobrevivência dos ecossistemas. Só um verdadeiro Plano de Ordenamento da Ria de Aveiro com os respetivos estudos científicos poderá garantir uma solução duradoura para este problema".

 

 

noticia atualizada às 10h43