Ovar: Cerca Sanitária termina à meia noite.

2020-04-17 20:44

Categoria: 

Concelho: 

O Governo anunciou, esta sexta-feira, o levantamento da cerca sanitária em Ovar.

Medida que já se adivinhava mas que tem agora as medidas práticas definidas para vigorar depois da meia-noite.

Um mês depois da instituição dos controlos de entrada e saída no município, os vareiros vão poder sair para deslocações de trabalho e saúde e o mesmo acontece com cidadãos que não sendo residentes em Ovar trabalhem em empresas do município.

Depois de ouvidas as autoridades de saúde e poderes autárquicos, ficou decidido o levantamento da Cerca mas não acabam os condicionamentos.

O trabalho fica reservado a trabalhadores com menos de 60 anos, cumprindo medidas de segurança, e limitando as presenças nas fábricas.

A ministra da Presidência, Maria Vieira da Silva, e o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reconhecem o esforço da população do concelho de Ovar, ao longo de um mês, em Estado de Calamidade, mas alertam para a importância de cumprir as regras em vigor no Estado de Emergência.

" Aplicam-se, não só, aquelas regras que estão em vigor em todo o território nacional, mas também um conjunto de restrições que, de qualquer modo, permitirão aos cidadãos de Ovar ir trabalhar para fora do concelho".

Os passeios de lazer às praias do concelho não serão permitidos com a GNR e a PSP mobilizadas para fiscalizar as estradas.

Salvador Malheiro, autarca de Ovar, reforça esses condicionamentos e deixa o aviso.

“Os passeios e romarias habituais às nossas Praias do Furadouro, Esmoriz e Cortegaça não serão permitidos. Já articulámos, com a GNR e com a PSP. Vamos ter muitos agentes nas nossas ruas. E, se for necessário, cortaremos os acessos às ruas, marginais e passadiços. Não vamos morrer na praia”, disse o autarca utilizando a expressão do Presidente da República na renovação do Estado de Emergência.

O autarca saudou a população pela forma como respondeu às exigências e apelou ao uso de máscaras todos os dias.

"O povo está de parabéns porque conseguiu ultrapassar a primeira fase da operação". 

Esclareceu que está proibida a circulação e permanência na via pública a não ser que seja para situações urgentes.