Outonalidades inicia em Águeda circuito de música ao vivo.

2016-09-21 11:25

Categoria: 

Concelho: 

O “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” inicia esta quarta a 20ª edição. Até 15 de dezembro, são 70 concertos de 38 grupos em 40 espaços, distribuídos por Portugal, pela Galiza e por diversas extensões nacionais e internacionais estabelecidas para 2016.

A 20ª edição do circuito arranca com um fim-de-semana em grande. Omiri, a potência sonora da tradição nos nossos dias, às mãos do multi-instrumentista Vasco Ribeiro Casais, tem honras de abertura num concerto no Espaço d’Orfeu, esta quarta, integrado na programação do Festival "O Gesto Orelhudo".

Amanhã, 22, é a vez da festa de Claiana subir ao mesmo palco. Também na quinta-feira, a dupla portuguesa de chorinho - Gileno Santana & Tuniko Goulart - apresenta-se no Museu Júlio Dinis, em Ovar, integrado no ciclo “Música quinta à noite”, e a dupla galega Uxía & Narf apresenta o seu primeiro disco em conjunto “Baladas da Galiza Imaxinaria”, no Cine-Teatro Alba, em Albergaria-a-Velha, integrado no ciclo “Às Quintas”. Na sexta, sábado e domingo (23, 24 e 25 de setembro) a banda conimbricense Birds Are Indie realiza um périplo de três concertos em três espaços da vizinha Galiza.

Semana após semana, os concertos sucedem-se e, além de Águeda, Ovar e Albergaria-a-Velha, o circuito passará também por Santa Maria da Feira, Viseu, Penedono, Tavira, Sever do Vouga, Idanha-a-Nova, Estarreja, Idanha-a-Velha e Famalicão da Serra. Na Galiza, o OuTonalidades circulará por Laxe (A Coruña), Vigo, O Grove, Santiago de Compostela, Lugo, Bueu (Pontevedra), O Barco de Valdeorras, Isla de Arosa e Melide (A Coruña).

A grande novidade do OuTonalidades 2016 é precisamente o reatar da dimensão transfronteiriça deste circuito, alargando o roteiro e as oportunidades desde a Galiza ao Algarve, graças a um convénio restabelecido com a AGADIC, a Agência Galega das Indústrias Culturais, em parceria com a Clubtura, Associação Galega de Salas de Música ao Vivo. Birds Are Indie, CoMcORdAs e Serushio são os grupos portugueses que viajam até à Galiza com o OuTonalidades.