Os melhores estão em Aveiro no Techdays. Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação abriu a Conferência internacional.

2017-10-12 15:38

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação afirma que o esforço europeu e de Portugal, em concreto, deve estar centrado na digitalização da economia. Carlos Moedas esteve na sessão de abertura do evento 'TECHDAYS', no Parque de Feiras de Aveiro, em certame dedicado à tecnologia, para lembrar que apenas 10% da economia tem já uma marca no campo da digitalização. (com áudio)

O Comissário elogiou a posição de Aveiro no "contacto" nacional e europeu. Diz que fala muitas vezes desse ecossistema. "Vejo muitos deste eventos e aquilo que aqui vejo hoje, é muito especial. Ajuda-me a representar bem a Europa (…) estas histórias de Aveiro são relevantes e inspiradoras. Há poucos discursos em que não falo de Aveiro, do vosso exemplo”, disse.

Altice Labs, Bosch, Crossjoin, Anacom, Nokia, Siemens, Ericsson, Huawei, Fraunhofer, Visabeira Global, Rede Ria ou AIRC são algumas das empresas e plataformas que marcam presença no 'Techdays'.

Alexandre Fonseca, da Altice/Meo, lembrou a existência em Aveiro da empresa que faz a investigação e desenvolvimento para o grupo que serve mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. “É muito gratificante estar aqui a ver a importância que Aveiro tem na dinâmica nacional (...) tem importância ímpar no desenvolvimento tecnológico nacional. Aveiro é um dos motores da economia nacional”.

A Ericsson apresentou a estratégia para o programa 5G. Tecnologia 5G que vai ser testada em Aveiro num dos seus primeiros palcos europeus. A empresa revela que só com a fiabilidade e capacidade da tecnologia é possível construir soluções, por exemplo, no campo das cirurgias à distância e no campo da robótica. Ivan Rejon, diretor de estratégia e marketing da Ericsson, explicou que "esses usos serão possíveis de forma mais sustentada com a tecnologia 5G, abrindo caminho a novas aplicações".

O Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção, defende que eventos como o Techdays funcionam como 'ponto de encontro' entre empresas, centros de investigação e o público. "A inovação é sempre feita por pessoas concretas em rede ou não. É bom desenvolver sempre essas redes e trabalhar em conjunto".

Ribau Esteves é o anfitrião do encontro. O autarca de Aveiro afirma que o campo da tecnologia é hoje fundamental no futuro da União Europeia. "Temos de ser 'melhores europeus'. Este tem de ser o nosso contributo, com solidariedade. Que esta iniciativa seja um momento para sermos 'mais Europa e mais Aveiro'", vincou.

Durante a tarde destaque para a conferência 'IT 25 anos' que celebra os 25 anos do Instituto de Telecomunicações, com as presenças de Martin Cooper (conhecido como o “pai” do telemóvel) numa sessão que será encerrada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia Manuel Heitor.