Organização do Festival do Bacalhau faz balanço positivo à edição deste ano.

2019-08-12 17:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A organização do Festival do Bacalhau afirma-se “orgulhosa” pela forma como decorreu a edição deste ano e o primeiro balanço é "positivo".

O Festival do Bacalhau 2019 termina ainda sem estatísticas oficiais mas com indicadores parciais que deixam antever uma edição marcada pela adesão de público.

Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, começou ameaçado pela chuva mas foi crescendo ao longo dos dias.

Os números referentes às refeições nas dez tasquinhas de bacalhau ainda não são conhecidos mas há dados sobre os acessos ao Pavilhão Terra e Mar que recebeu 39 260 visitantes, mais 3 000 pessoas que em 2018.

Por sua vez, o Navio-Museu Santo André alcançou os 4564 visitantes, tendo esgotado as três sessões da performance “Há Marias Assim”.

“Tendo em conta que a entrada é gratuita e que a organização não dispõe de números exatos do totais de público, fica a memória de um Jardim Oudinot repleto de gente, que durante cinco dias se transformou num autêntico ponto de encontro de milhares de famílias e amigos”, refere nota da autarquia.

Showcookings, concertos, jogos, fitness, atividades náuticas, circo e teatro de rua e as já tradicionais Corrida Mais Louca da Ria, Volta ao Cais em Pasteleira e Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo fizeram parte de um cartaz encerrado, este domingo, com o concerto de Paião e o fogo de artifício.

A autarquia sublinha, ainda, a resposta da Suma na limpeza do recinto e as campanhas ecológicas como por exemplo a utilização de copos reutilizáveis.

“O entusiasmo que se viveu durante o evento deixa a Câmara Municipal de Ílhavo já a pensar no Festival do Bacalhau 2020, com a promessa de uma melhoria continua e na perspetiva de se tornar, cada vez mais, uma referência enquanto evento gastronómico, ao nível nacional”.

A autarquia deixa agradecimento especial às associações por considerar que são o “segredo que mais contribui para o sucesso do evento”.

Do último dia de festival destaque ainda para a entrega dos Prémios de Artesanato Festival do Bacalhau 2019. Jorge Cardoso recebeu o primeiro prémio, com a peça “Paramenta e outros utensílios de pesca”.

Maria Helena Silva e Eduardo Melo foram atribuídos os segundo e terceiros prémios, respetivamente. Maria Cláudia Conde, Maria Natividade Graça receberam menções honrosas.

Na gastronomia, o Concurso Tradição e Inovação distinguiu, nas duas categorias, o Grupo Folclórico “O Arrais”, com a feijoada de samos e torresmos de bacalhau.

No prato Tradição, o segundo e terceiro lugares foram atribuídos ao Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e à Associação Recreativa e Cultural Chio-Pó-Pó, respetivamente.

O Grupo Desportivo da Gafanha e o Grupo de Jovens “A Tulha” receberam o segundo e terceiro prémios, respetivamente, na categoria Inovação.

Ontem foi também dia de sorteio entre os visitantes. A sorte sorriu a Maria Alcina Vidal Lopes Araújo, de Ílhavo, a quem calhou o bacalhau; Maria Conceição Nascimento, de Coimbra, ganhou um fim de semana no Hotel Santa Maria Alcobaça; e Ana Jorge, dos Açores, foi contemplada com um cabaz gastronómico e o livro “Experimenta Ílhavo”.