Ordem dos Engenheiros reúne em Aveiro e deixa reconhecimento ao mandato em tempo de pandemia.

2023-11-27 12:05

Categoria: 

Concelho: 

A delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros recebeu a comemoração do Dia do Engenheiro e a celebração incluiu descerramento de placa comemorativa do mandato no período 2019-2022.

Reencontro de profssionais que relembraram os anos de pandemia e a capacidade de manter o desenvolvimento da engenharia.

A cerimónia de homenagem teve lugar nas instalações da Ordem em Aveiro, no final da Assembleia Magna que é composta pela totalidade dos membros efetivos nomeadamente o Bastonário e Vice-Presidentes, a Assembleia de Representantes, o Conselho Diretivo Nacional, o Conselho Fiscal Nacional, o Conselho Jurisdicional, o Conselho de Admissão e Qualificação, o Conselhos Nacionais de Colégio e o Conselho Coordenador dos Colégios.

Raquel Castro Madureira relembra os tempos difíceis vividos pela sua direção (Victor Silva e Maria João Matos) em plena pandemia.

Período marcado pelo “dinamismo e inovação” e “reforçou a importância da Região de Aveiro no âmbito da associação e da Nação, uma das delegações com mais membros e que neste período mais cresceu em filiações, nomeadamente jovens recém-licenciados”.

O fomento da engenharia junto de associações de estudantes foi uma das apostas.

Neste período a equipa apresentou uma programação com mais de 50 eventos com dezenas de palestrantes de todas as áreas de actuação, tanto presenciais como online, tanto para uma plateia de Aveirenses como também de todo o país, e ainda Angola e Brasil.

As conversas e debates não se confinaram ao espaço virtual e físico da delegação de Aveiro, mas também em cooperação com a FNAC Aveiro e órgãos sociais da região.

Relembra a colaboração dada a IPSS na entrega de material de autoproteção.

A delegação de Aveiro foi “pioneira” ao fazer chegar as primeiras viseiras de protecção – construídas em impressoras 3D - a instituições de apoio a idoso e a bombeiros do distrito de Aveiro, no início do conturbado período COVID19.

Com a sede fechada nos períodos de confinamento, aproveitou-se esse tempo para dar início a obras profundas de remodelação da própria sede no sentido de aumentar o conforto dos utentes e funcionários, mas também a eficiência hídrica e energética do próprio edifício.