Orçamento Participativo de Águeda vence prémio boas práticas participativas.

2016-04-15 12:14

Categoria: 

Concelho: 

O Orçamento Participativo de Águeda venceu o Prémio Boas Práticas Participativas, da Rede das Autarquias Participativas, cuja distinção foi anunciada na Conferência Internacional Portugal Participa, que decorreu nos dias 12 e 13 de abril, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Esta distinção pretende ser um incentivo à implementação, disseminação e valorização de Práticas Inovadoras de Democracia Participativa.

A avaliação inicial das boas práticas portuguesas de participação foi feita por um júri independente, constituído pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa, com uma importância simbólica por ter sido representado pela Prefeitura de Porto Alegre, no Brasil, onde surgiu o primeiro orçamento participativo; a Agência para a Modernização Administrativa; a Associação In Loco e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O Orçamento Participativo de Águeda; o Orçamento Participativo e o Orçamento Participativo Escolar Braga; o Orçamento Participativo Cascais; Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality; e a Semana de Prestação de Contas de Valongo foram as cinco práticas distinguidas pelo júri.

Os 5 projetos estiveram a votação pública, tendo sido determinante esta fase (que tinha uma ponderação de 50% da classificação final), onde Águeda obteve 223 votos, ocupando a primeira posição.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “esta distinção é a prova de que o Orçamento Participativo de Águeda é uma iniciativa bem estruturada que vai de encontro às ansiedades da população. Para além dos Aguedenses que se envolveram na primeira edição das mais diversas formas, participando nas sessões participativas e enquanto proponentes e votantes, é justo lembrar que este prémio é resultado do trabalho de uma vasta equipa - coordenadores, moderadores, consultores, comissão de análise técnica, etc. - que de forma voluntária aceitaram o desafio de implementar o OP-Águeda.”