Oliveira do Bairro: Serviços da autarquia já eliminaram 90 ninhos de vespa asiática em 2019.

2019-09-03 11:06

Categoria: 

Concelho: 

Os serviços do Município de Oliveira do Bairro já eliminaram, desde o início do ano, cerca de 90 ninhos de vespas velutinas, ou asiáticas, tendo já identificado para destruição mais uma dezena.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “praticamente todas as semanas temos identificado ou recebido informação dos nossos munícipes sobre potenciais novos casos de ninhos da vespa velutina, que temos destruído com celeridade”.

O autarca assegura que, apesar do número crescente de casos, “temos conseguido dar resposta na verificação, uma vez que nem todos os que nos são reportados são de vespas velutinas, e destruição dos ninhos”.

Os ninhos encontrados no concelho de Oliveira do Bairro têm sido localizados, na sua maioria, em árvores, embora alguns tenham sido também identificados em edifícios de várias tipologias.

A velutina distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta, ao contrário da “nossa”, onde prevalece a cor amarela. Não sendo mais agressiva que a espécie europeia, a vespa velutina reage de forma bastante agressiva quando sente o seu ninho ameaçado.