Oliveira do Bairro: Semana da Mobilidade com atividades no espaço público.

2019-09-17 10:50

Categoria: 

Concelho: 

A Semana da Mobilidade de Oliveira do Bairro já arrancou com um passeio cicloturístico.

Depois da sessão de abertura no sábado, que contou com a dança da Companhia 3770 e a música de DJ Nuno Piolho, o primeiro fim de semana da iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro ficou marcada pelos Jogos Sem Fronteiras, que contaram com oito equipas em competição, formadas por jovens, em representação das quatro freguesias do Concelho.

“Amizade e diversão” foram, segundo Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal e um dos participantes nos jogos, as palavras que marcaram esta atividade do Mix&Move Oliveira do Bairro, uma iniciativa “dirigida aos jovens e em defesa do ambiente”.

Outro dos destaques do fim de semana foi o Cicloturismo Mix&Move, que contou com mais de 300 participantes, de todas as idades num passeio de cerca de 30 Km.

Até ao próximo domingo, 22 de setembro, Oliveira do Bairro vai contar ainda com dezenas de atividades, que vão passar por animação de rua, arte urbana pela mão e criatividade das IPSS e dos munícipes que decoraram as suas casas e ruas com moinhos de vento (símbolo do Mix&Move), a iniciativa stock move com preços mais apetecíveis no comércio local, sugestões de ementas saudáveis, aulas de ginástica (zumba, body jump, pilates, etc.) workshops, Geocaching entre outras ações.

Destaque também para os concertos do rapper Piruka, na quinta-feira, 19 de setembro, às 22h00, de Plutónio, no dia seguinte, 6.ª feira, às 22h30, e dos Insert Coin, no sábado, após a Caminhada Solidária Noturna.

Todos estes concertos vão ter lugar na Praça do Município, onde já estão instaladas tasquinhas e outros equipamentos pensados para a fruição e comodidade de adultos e crianças.

Ainda no sábado, 21 de setembro, o dia começa bem cedo para celebrar o Dia Europeu Sem Carros. A Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto será encerrada ao trânsito automóvel, para que crianças e adultos possam ocupar a via e fazer inúmeras atividades.

Este dia ficará também marcado por uma das mais emblemáticas atividades do Mix&Move: a Caminhada Solidária Noturna. A CSN é uma caminhada de cerca de 5 km, em que os participantes levam uma t-shirt exclusiva do evento, um balão com uma luz LED e vários adereços néon, que dão um colorido ao longo de todo o percurso.