Oliveira do Bairro: Ruy de Carvalho recordou carreira que teve início na rádio.

2018-05-22 12:45

Categoria: 

Concelho: 

O ator Ruy de Carvalho participou em mais uma edição das conversas sobre o mundo da rádio na Radiolândia.

O Museu do Rádio, em Bustos, acolheu aquele que é considerado como um dos maiores atores portugueses de todos os tempos na segunda edição das "Conversas da Rádio", iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Bairro com o objetivo de captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com algumas das figuras mais importantes da rádio nacional e local, oferecendo ao público algumas das mais marcantes memórias coletivas ligadas à rádio, contadas pela voz dos principais intervenientes.

“A liberdade de expressão, meus amigos, só pode ser entendida quando tem em conta o respeito pela vida do próximo, tenha ele a cor que tiver, o credo que escolher e a vida que viver. Uso luvas brancas sempre que trabalho para o público, ou melhor, eu não trabalho… sirvo”.

A segunda edição das “Conversas da Rádio” integrou a programação da iniciativa “Museu com VIDA”, que se estende por todo o mês de maio para celebrar o Dia Internacional dos Museus, que se comemorou no dia 18.

“Conversas da Rádio” é um projeto promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, que conta com o apoio da rádio RCP FM, que transmite em direto as várias edições.

A primeira, realizada no dia 20 de abril, contou com a presença dos radialistas João Ricardo Pateiro (TSF), Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Janes (TSF) e Teófilo Fernando (TSF).

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.