Oliveira do Bairro: Projeto aprovado pelo Fundo Ambiental coloca bicicletas no mercado.

2018-10-29 11:31

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro viu aprovada pelo Fundo Ambiental uma candidatura para a implementação de um projeto na área da logística descarbonizada e economia circular, com intervenção direta no Mercado Municipal da cidade, que vai contar com bicicletas partilhadas, pontos de recolha seletiva de resíduos e uma nova imagem, entre outras ações.

O valor atribuído pelo Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, ao projeto “Pedalar para ‘desplastificar’”, apresentado pelo município oliveirense, será de 45.000€, para um valor global elegível de 71.745,72€.

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da autarquia de Oliveira do Bairro, “o projeto apresentado segue em linha com o que tem sido a atuação do Município no domínio da logística descarbonizada e economia circular, contribuindo para uma cidadania ativa no âmbito do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos”. 

Para além da questão ambiental, Jorge Pato realça que foi também objetivo do projeto “impulsionar a vivência comercial e aumentar a afluência de pessoas ao Mercado Municipal de Oliveira do Bairro, valorizando o espaço e os nossos produtos endógenos”. 

“Se a esta boa notícia juntarmos o projeto de Reabilitação Urbana do Largo do Mercado Municipal, que vai avançar no âmbito do Orçamento Participativo de 2018, o Concelho vai contar com mais um espaço renovado e agradável, para fruição de todos os munícipes e visitantes”, acrescentou o autarca.

No caso das bicicletas partilhadas, serão adquiridas cinco unidades convencionais com componente de carga, para uso comunitário e partilhado dos comerciantes e consumidores que frequentam o mercado, promovendo e valorizando a bicicleta enquanto modo de transporte suave, em prol de comportamentos mais sustentáveis, mais amigos do ambiente e do cidadão, mas também como fator de distinção e promoção do território. 

Serão ainda instalados três parques de estacionamento bilaterais para as bicicletas, com um total de 9 posições (5+4) cada, totalizando 27 posições, no centro da cidade.