Oliveira do Bairro: Noite de desfolhada em Mamarrosa.

2018-09-22 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Folclore e tradição em noite de Desfolhada pelo Rancho de São Simão este sábado.

Quem nunca assistiu à “Tradicional Desfolhada” tem oportunidade para ver uma representação desta tradição já pouco usual nos dias que correm, pelo Rancho de São Simão de Mamarrosa.

A encenação tem início este sábado, às 20 horas, junto ao Salão da Associação de Melhoramentos da Mamarrosa, na Mamarrosa, Oliveira do Bairro.

Além da atuação do rancho anfitrião e responsável pela organização do evento, sobe também ao palco um convidado – Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro –, e um grupo de teatro, encabeçado por Ricardo Regalado, que vai recriar todo o espírito de alegria, diversão e trabalho que se vivia nesta tarefa da desfolhada.

Serão ainda declamados poemas de autores populares e estará à venda comida típica destas festividades, num bar aberto, onde não vão faltar o caldo verde, chouriço assado, broa e vinho tinto.

“Procurando representar as tradições do antigamente, o Rancho de São Simão de Mamarrosa decidiu apostar este ano na encenação da Tradicional Desfolhada, uma atividade muito comum antigamente na população rural e que se perdeu com a evolução dos tempos”, explicou Daniel Jesus, Presidente da Direção do Rancho de São Simão de Mamarrosa.