Oliveira do Bairro: Mix and Move finalista de prémio europeu.

2019-02-27 13:44

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro é uma das três cidades finalistas dos European Mobility Week (EMW) Awards, promovidos pela Comissão Europeia, na categoria de menos de 50.000 habitantes, pela sua organização da Semana Europeia da Mobilidade – Mix&Move 2018.

O anúncio foi feito ontem, 26 de fevereiro, e o vencedor será anunciado no próximo dia 21 de março, na cerimónia de entrega de prémios, que irá decorrer em Bruxelas (Bélgica).

Na categoria de “Small Cities”, Oliveira do Bairro irá disputar o troféu com as cidades de Karditsa (Grécia) e Lindau (Alemanha).

Na outra categoria deste prémio, para cidades com mais de 50.000 habitantes, Lisboa é uma das três finalistas.

Importa salientar que participaram na European Mobility Week (Semana Europeia da Mobilidade) de 2018, cerca de 2.800 cidades e vilas de toda a Europa, tornando a edição deste ano na mais participada de sempre.

A Comissão Europeia justificou a nomeação de Oliveira do Bairro pela “quantidade de medidas permanentes implementadas no âmbito da mobilidade e pelas parcerias efetivas concretizadas com entidades locais”.

“Mix&Move Oliveira do Bairro” foi a marca que o Município criou em 2018 para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade e que fez “mexer” milhares de pessoas com dezenas de atividades de âmbito ambiental, lúdico, desportivo e pedagógico.

A Caminhada Solidária Noturna, que em 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, juntou mais de 4.000 pessoas, foi o ponto alto de um programa, que contou ainda com cicloturismo, jogos sem fronteiras, concertos, cinema, provas desportivas, desfile de moda, workshops e muita animação.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade promotora do Mix&Move, referiu estar “muito feliz com esta notícia, que enche de orgulho todos os oliveirenses, demonstrando que organizámos uma das três melhores semanas da mobilidade em toda a Europa, na nossa categoria”.

Para o autarca, “é também o reconhecimento de um trabalho conjunto do Município, com todas as entidades que se associaram à iniciativa e cada um dos munícipes que participaram nas atividades.

“Em nome da Câmara Municipal”, Jorge Pato manifestou “um profundo agradecimento a todos, pelo seu contributo para esta distinção”.