Oliveira do Bairro: Jornadas Europeias do Património com programa nos museus.

2019-09-25 08:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro associa-se uma vez mais às Jornadas Europeias do Património com uma programação própria, destinada ao público sénior e infantil, que se vai desenrolar ao longo de quatro dias.

Começa esta quarta e vai até sábado.

As primeiras atividades programadas vão realizar-se no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, com a iniciativa “Histórias com História”, dirigida à população sénior.

Com duas sessões diárias, às 10h30 e 14h30, de 25 a 27 de setembro, esta atividade tem por objetivo reviver momentos importantes da história da música, da cultura e das tradições em geral, na Região da Bairrada.

Os participantes serão convidados a ver e ouvir imagens e sons de outros tempos, para que possam colaborar, com o seu saber e experiência, na construção de um conhecimento mais aprofundado sobre a história e as raízes da música na Bairrada.

Para o público infantil, crianças entre os 5 e os 12 anos, a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeada na vila de Bustos, preparou a atividade “Nunca mais é sábado – Um dia no Laboratório”, que vai decorrer no dia 28 de setembro, às 15h00.

Neste ateliê, os mais pequenos vão transformar-se em verdadeiros conservadores/restauradores e, de uma forma divertida, contactar com a importante tarefa de conservação do património a que os museus se dedicam.

Esta atividade tem como objetivo sensibilizar os mais novos para os valores do património e da sua conservação, proporcionando muita diversão e um momento bem passado na Radiolândia.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que tem como objetivo principal sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património.