Oliveira do Bairro em festa celebra Dia do Padroeiro.

2017-09-29 09:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As Festas da Cidade de Oliveira do Bairro regressam esta sexta num evento que pretende recriar, em vários períodos da História, os festejos em honra de S. Miguel, padroeiro da cidade e da freguesia.

“Viagem pela História nas Asas de S. Miguel” é o mote da edição de 2017 das Festas da Cidade, que voltam a ocupar a zona junto à Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, estendendo-se para a Rua Conde Ferreira, que estará encerrada ao trânsito no troço compreendido entre o início do edifício da Câmara Municipal (para quem entra na cidade) e a Rua Cândido dos Reis, assim como a sua ligação para a Rua Tavares de Castro.

O espaço da celebração englobará uma zona de restauração com tasquinhas, um mercado medieval com artesãos, vendedores ambulantes e venda de produtos agrícolas, uma área infantil e um parque de jogos da época.

A programação, com o cunho da Viv’Arte | Companhia de Teatro – Laboratório de Recriação Histórica, começa na 6.ª feira, 29 de setembro, às 19h00, sob o tema “Ulvaria de São Miguel, do séc. X ao séc. XII”, com o “Cortejo inaugural das Festas da Cidade e início dos festejos”.

Meia hora depois, segue-se a Eucaristia de S. Miguel, com a participação do organista António Duarte e de um Coro de Câmara com 10 elementos, e, às 20h00, a recriação “Mercadores, almocreves e o seu burro chegam às terras de Ulvaria”.

A música chega às 21h00, com um concerto de índole medieval dos Javardeus (Espanha) e depois, às 21h30, com o concerto inaugural da ampliação do órgão da Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, com nova atuação de António Duarte.

Às 22h00, “Os três credos mostram a sua devoção a São Miguel, perante um vendedor de relíquias” e às 23h00 “Artistas acrobatas perdem-se a caminho de Roma, apresentando-se a troco de moedas”. O primeiro dia encerra às 24h00 com a “Fundação da Ordem de São Miguel de Ala” e um Teatro de Fogo.

Do programa da iniciativa, destacam-se o concerto inaugural da ampliação do Órgão da Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, este sábado às 21h30, e a procissão em honra de S. Miguel, no domingo às 17h00, sendo este um dos pontos altos da iniciativa, para além das recriações históricas e reconstituições à época, bem como concertos de música medieval e renascentista, dança e artes performativas diversas, entre outras animações.