Oliveira do Bairro: Autarquia promove formações sobre limpeza da floresta.

2018-02-28 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro, em conjunto com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Anadia e as Juntas de Freguesia do Concelho, vai realizar três sessões de sensibilização sobre “Faixas de gestão de combustível”.

As sessões estão marcadas para os dias 28 de fevereiro, pelas 20h30, na Junta de Freguesia de Oiã, 5 de março, pelas 20h00, no edifício da Junta de Freguesia em Bustos, e no dia 6, também em março, às 20h00, no edifício da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

Estas ações pretendem alertar a população para a adoção de procedimentos preventivos, designadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível, por forma a promover a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.

Em discussão vão estar ainda os perigos do absentismo na gestão dos espaços, a forma de executar a gestão obrigatória e as responsabilidades de cada interveniente.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, responsável pelo pelouro das florestas, “tão ou mais importante que a recuperação dos espaços destruídos nos incêndios, é a prevenção necessária para que, o que aconteceu em outubro do ano passado, não se volte a repetir, e é por essa razão que delineámos uma estratégia, que integra estas sessões de sensibilização, para evitar os cenários de destruição que vivemos em 2017”.