Oliveira do Bairro: Autarquia confirma requalificação das instalações do antigo Instituto de Promoção Social de Bustos.

2022-08-23 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro avançou com obras de requalificação das instalações do antigo Instituto de Promoção Social de Bustos.

O auto de tomada de posse realizou-se na passada segunda-feira, 22 de agosto, neste equipamento de ensino.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, mostrou-se bastante satisfeito, revelando que "a aquisição deste imóvel é mais uma evidência clara na aposta que este Executivo tem feito na Educação, garantindo, para o ano letivo de 2022/2023, uma escola autónoma no lado poente do Concelho, deixando esta de ser uma extensão da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo".

A posse administrativa deste imóvel, por parte da autarquia bairradina, decorreu no seguimento de um despacho emitido pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do território, Carlos Miguel, que aceitou o pedido da Câmara Municipal para a declaração de urgência da expropriação deste edifício, com a intenção de instalação de um estabelecimento de educação - Escola Básica, de tipologia de 2.º e 3.º CEB - na zona poente do Concelho de Oliveira do Bairro - União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

De relembrar que a iniciativa da Câmara de Oliveira do Bairro de expropriação do antigo IPSB, surgiu após conhecida a intenção da sua massa insolvente em leiloar o antigo IPSB, colocando a autarquia em "risco" de perder a escola, depois da sua proposta de 1,8 milhões de euros para a aquisição deste imóvel ter sido recusada pelos interessados.

A intervenção a ser realizada na antiga Extensão Frei Gil contempla, numa primeira fase, a remoção das coberturas de fibrocimento da cantina, do Pavilhão Desportivo e dos passadiços de interligação aos edifícios, a par de outras reparações pontuais, necessárias ao arranque do próximo ano letivo, estando esta "orçamentada em meio milhão de euros", avançou o autarca.

Ainda segundo Duarte Novo, este processo "revestiu-se de complexidade", na medida em que "passou por várias fases e diligências junto de várias entidades, em que a discrição e a cautela foram essenciais para alcançarmos este objetivo".

"Durante este processo, contámos com o apoio do Governo e a colaboração do Agrupamento de Escolas", continuou.

Sobre a aposta do Município de Oliveira do Bairro na área da Educação, Duarte Novo confessou estar "muito orgulhoso" do trabalho que tem sido realizado.

"Em pouco mais de quatro anos, investimos 1,6 milhões de euros na reabilitação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho e vamos ter, pela primeira vez na história do nosso concelho, ensino universitário em Oliveira do Bairro, com o funcionamento do Curso Técnico Superior Profissional em Informática e Comunicação Organizacional", expôs o Presidente da Câmara.