Oliveira do Bairro: Autarquia cede viatura nova à Guarda Nacional Republicana.

2018-10-16 11:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro entregou esta 2.ª feira, 15 de outubro, uma viatura nova à Guarda Nacional Republicana (GNR), para ser utilizada pelos efetivos dos Postos Territoriais do concelho.

Na cerimónia de entrega da viatura, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explicou que o Município “abdicou de renovar a sua frota automóvel para investir na segurança das populações do Concelho”, ao ceder uma viatura, que é sua propriedade, para uso das forças de seguranças dos dois Postos Territoriais da GNR situados no Concelho, localizados em Oliveira do Bairro e Bustos.

A viatura, modelo Hyundai i30, no valor global de cerca de 25.000€, incluindo os custos de transformação, é cedida ao abrigo de um protocolo estabelecido entre o Município e o Comando Distrital da GNR, com a duração de cinco anos, renovável por períodos de dois.

Os objetivos desta cedência, de acordo com o protocolo assinado entre as duas partes, são os de “reforçar a segurança, aumentar o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações, colaborar com a Guarda nos objetivos de prevenção da criminalidade, melhorar a eficácia e eficiência das ações de policiamento e de acordo com as expectativas dos cidadãos, potenciando os programas de policiamento de proximidade, em particular as ações que visam o apoio à camada da população mais vulnerável, como é o caso dos idosos”.

O Comandante Distrital da GNR Coronel Nelson Couto agradeceu a cedência da viatura, salientando que “o Município de Oliveira do Bairro é dos poucos, neste momento, que tem este protocolo, (…) no sentido de nos equiparem com meios que nos possibilitem dar mais e melhor segurança”.

“Sabemos que, a partir de hoje, estamos mais bem capacitados e poderemos dar uma resposta mais cabal às necessidades da população ao nível da segurança, porque estes meios são cada vez mais necessários para acudirmos rapidamente a todas as ocorrências que vão acontecendo”, acrescentou o representante da GNR.