Oceano XXI promove série televisiva sobre cluster do mar.

2015-01-07 11:15

Categoria: 

Concelho: 

A associação Oceano XXI, entidade dinamizadora do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar em Portugal, liderada por Ribau Esteves, promoveu a realização da série televisiva “Mar, a Terra Prometida”, que está a ser transmitida na SIC Notícias e que tem envolvidos diversos associados e parceiros do Cluster.

“Mar, a Terra Prometida” é uma série documental constituída por 13 episódios, com cerca de 10 minutos cada, que abarca um diverso conjunto de temáticas relacionadas com o Mar. São abordadas fileiras como a aquacultura e a sua crescente importância na Economia do País; a biotecnologia marinha e a valorização de subprodutos do Mar; a importância da sustentabilidade do recurso Mar; os recursos minerais e geológicos, desde a sua exploração à prospeção; os portos e o turismo náutico; as energias renováveis e seu desenvolvimento; a importância da extensão da plataforma continental e a consequência da aprovação nas Nações Unidas; as ameaças, emergências e segurança no Mar Português; os serviços ligados às operações marítimas; e também a formação e competências necessárias para se operar no Mar.

A série é da autoria de Augusto Barata da Rocha (Professor na FEUP, Diretor do OCEANUS – Centro de Competências da UP e Diretor da Oceano XXI), Eduardo Silva (Professor no ISEP e Investigador no INESC-TEC) e Rui Azevedo (Professor na FEUP e Diretor Executivo da Oceano XXI), e foi produzida pela “Produção de Conteúdos Científicos”. Para a sua realização colaboraram os associados Administração dos Portos do Douro e Leixões, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Instituto Superior de Engenharia do Porto e Universidade do Porto e, ainda, os parceiros Wave Energy Centre e Clube de Vela Atlântico.

Estão também associados à série um conjunto de projetos e programas de financiamento, nacionais e estrangeiros, que cofinanciaram a realização dos episódios. Envolveram-se o projeto ATLANTIC BLUE TECH através do programa Espaço Atlântico, o projeto OceaNET através do programa Marie Curie Actions, a FCT e os programas nacionais ON.2 – O Novo Norte e COMPETE.

“Mar, a Terra Prometida” é transmitida semanalmente na SIC Notícias (aos sábados pelas 09h45, com repetição às 02h45 de domingo, 15h45 de terça feira e 20h30 de sexta feira).