O risco de tsunami "não é elevado" mas esse fenómeno "poderá acontecer". Serão instaladas ferramentas de prevenção "num futuro próximo" - CDOS.

2015-03-30 12:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O risco de tsunami "não é elevado" mas esse fenómeno "poderá acontecer, em condições extremas" no litoral nacional.

Margarida Guedes do CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro), sublinha a importância de se prestar atenção e precaver a eventualidade de ocorrência desse tipo de fenómeno que seria devastador para o litoral.

Um sistema de aviso "é imperativo" a par de acções de sensibilização junto das comunidades costeiras.

A nível internacional "estão a ser feitas várias experiências. Aqui também se fazem. Todos os países 'marítimos' estão sensibilizados para fenómenos desses", referiu na Terra Nova.

Alguns mecanismos tecnológicos permitem "essas acções de prevenção". "Há vários projectos europeus em desenvolvimento no âmbito da Protecção Civil e há vontade de implementar esses sistemas. Portugal integra esses projectos e num futuro próximo desenvolveremos esse sistema cá. Isso é muito importante. É uma mais valia porque assim podermos avisar a população em caso de acidente. O sistema de aviso terá de ser feito com acções de sensibilização junto da população", disse Margarida Guedes.

"Não estamos à espera que aconteça alguma coisa má mas (...) pode acontecer um dia e essa 'ferramenta' será útil em termos de prevenção".