"O processo de luto não tem fórmula. Cada um vive o luto à sua maneira" - Cristina Felizardo.

2023-10-12 09:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A primeira oficina do Programa de Apoio a Pessoas em Luto, no município de Ílhavo, está agendada para esta quinta-feira no Laboratório do Envelhecimento.

"Ser Compassivo no Luto: Como Ajudar" é o tema da primeira oficina promovida pelos serviços da autarquia.

Os trabalhos serão orientados por Lídia Rego, coordenadora da área de Psicologia e Dinamizadora do Grupo de Apoio ao Luto.

Numa conversa, aberta à partilha e à reflexão, vai ser possível clarificar o que é o processo de luto, desmistificando o "ter de esquecer ou ultrapassar algo" e “identificar comportamentos realmente adequados e acessíveis a todos no acompanhamento compassivo de alguém em luto.”

Cristina Felizardo, aluna de doutoramento que estuda o tema, lembra que o luto é processo individual e não se pode trabalhar com respostas genéricas (com áudio)

Ação no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas em Luto, esta quinta, às 18h30, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo.

O Programa vai contar, de futuro, com Grupos de Partilha Orientada em sessões de apoio de acesso reservado.

A primeira sessão destes grupos está prevista para o dia 8 de novembro, também no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo.

A realização de iniciativas comunitárias é um dos sinais positivos que a investigadora encontra neste tipo ação.

E realça a aposta dos serviços de saúde na criação de consultas de acompanhamento (com áudio)

Cristina Felizardo esteve no lançamento das iniciativas do Laboatório do Envelhecimento para o final do ano e conversou com a Terra Nova sobre esta realidade e da responsabilidade que encerra (com áudio)