'O Pequeno País dos Frutos': Um retrato da Capital do Mirtilo.

2019-10-02 18:06

Categoria: 

Concelho: 

“O Pequeno País dos Frutos” nasceu com a edição do livro infantil de João Pedro Mésseder, ilustrado por Paul Hardman, que revisita e homenageia Sever do Vouga e, também, um dos seus elementos naturais mais apreciados: o mirtilo. Com uma visão subjetiva e afetiva, o autor partilha memórias deste “pequeno universo” que estão na origem de um conjunto de ações encetadas com o objetivo de promover o livro e o concelho através de boas práticas culturais e em estreita relação com a rede educativa.

Os poemas evoluíram para uma peça de teatro encenada por Pedro Saraiva, com a participação de três jovens atores do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, de nacionalidade portuguesa, venezuelana e moçambicana, que usufruíram de formação/encenação ao longo de alguns meses. A coprodução foi concebida em formato itinerante, de forma a propalar a Capital do Mirtilo através da sua exibição posterior em equipamentos culturais e educativos de outros concelhos.

Para o encenador, Sever do Vouga é um “país pequeno, mas de valor”, sendo que já se realizaram 4 coproduções entre o Município e a companhia Imaginar do Gigante. “Este é um projeto novo e evolutivo, que retrata os poemas abstratos e a escrita livre e límpida do escritor”, refere Pedro Saraiva. Acrescentou, ainda, que o objetivo é trazer um espetáculo “fora da caixa” e criar um mundo híbrido que consiga conquistar a reflexão do espectador.

Com música original composta pela Daily Misconceptions, na raiz deste projeto encontra-se a vontade de promover a coesão e a afirmação territorial de Sever do Vouga. Foram exploradas todas as possibilidades que o texto proporciona e cruzou-se a literatura com outras linguagens artísticas. Pretende-se a fusão do rótulo “Capital do Mirtilo” com o título “O Pequeno País dos Frutos”, com o intuito de que os severenses se identifiquem com o conceito num espetáculo transformador, com uma forte componente plástica, visual e sonora. 

Neste momento, depois da estreia que marca o fim do projeto “dentro de portas”, já se planeia a digressão, de forma a dar a conhecer Sever do Vouga e elevar o seu nome. Encontra-se marcada uma apresentação para o dia 19 de outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, no âmbito do Programa de Mediação Interativa Artística para Crianças, Jovens e Famílias (M.I.A.).

A performance estreia no próximo dia 05 de outubro de 2019, sábado, pelas 11h30, no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, dirigida a maiores de 3 anos de idade.

A apresentação tem entrada gratuita, exigindo, no entanto, a aquisição de bilhete, através dos pontos de venda locais da Ticketline.

 

 

 

 

 

 

Para mais informações: