"O compromisso para o crescimento verde é um verdadeiro pacto social" - Jorge Moreira da Silva.

2015-11-23 15:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro do Ambiente fez, em jeito de despedida, o balanço à atividade do Governo que liderou nos últimos quatro anos. Jorge Moreira da Silva esteve em Aveiro na apresentação do projeto 'U-Bike' que tem como principal objetivo promover o uso de bicicletas elétricas e convencionais nas comunidades académicas. Ouvido esta manhã em Aveiro reafirmou que deixa um país "mais bem preparado para a produção de energia alternativa e uma economia mais verde". (com áudio)

O projeto 'U-Bike Portugal' enquadra-se nos apoios do Portugal 2020 e pretende estimular a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis. Assim, o PO SEUR vai lançar um 'Aviso-Concurso' dirigido às instituições públicas de ensino superior, em parceria com o IMT, para a implementação de projetos nas comunidades académicas, com o objetivo de gerar poupanças de energia primária obtidas através da transferência modal do transporte individual motorizado para o modo ciclável.

O Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Manuel Assunção, assume que a recente iniciativa, que garante pequeno almoço e banho aos utilizadores de bicicleta, foi um sucesso e pode ajudar a motivar a comunidade académica. Garante que vai candidatar a UA a novos projetos na área da mobilidade sustentável. "Estamos disponíveis para colaborar com esta iniciativa. Continuaremos a tentar fazer melhor para mudar hábitos e mentalidades, para melhor", disse.

O Presidente da Câmara de Aveiro foi uma das figuras presentes no lançamento do Programa. Assegura que os Municípios estão a trabalhar Planos para um ambiente mais favorável à mobilidade sustentável. Assegurou que estão a aguardar a avaliação dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano. "A mobilidade e 'modos suaves' no âmbito do Portugal 2020 permitirão a capacitação das cidades e reformulará hábitos dos cidadãos". As candidaturas ao financiamento de projetos vão arrancar.

foto: Click In