Novo livro de Jean-Pierre Andrieux com 500 fotografias apresentado em Ílhavo. 'A Frota Portuguesa do Bacalhau: Uma História em Imagens' fez encher o auditório do MMI.

2017-02-27 17:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Museu Marítimo de Ílhavo recebeu no sábado passado, ao final da tarde, a apresentação de um livro sobre a frota da pesca longínqua.

Jean-Pierre Andrieux é o autor da obra e participou no lançamento do seu livro 'A Frota Portuguesa do Bacalhau: Uma História em Imagens'. Trata-se de uma publicação do Município de Ílhavo em parceria com a Âncora Editora.

Foi um momento "importante para os ilhavenses", pelo "perpetuar da história" em mais uma obra que reúne mais de 500 registos fotográficos, referiu na ocasião o Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo.

Álvaro Garrido, Director e Consultor do Museu de Ílhavo fez o elogio do livro. (com áudio)

Jean-Pierre Andrieux nasceu em Montreal (Canadá), sendo os seus pais naturais de St. Pierre e Miquelon, ilhas sob soberania francesa que se situam próximo da ilha da Terra Nova. Sendo filho de um Capitão da Marinha Mercante, desde muito novo começou a ter afinidade com o mar e com os tripulantes das embarcações. Após ter concluído o Ensino Superior mudou-se para St. Pierre para gerir um hotel, um negócio familiar, sendo durante este período que entrou pela primeira vez em contacto com os portugueses e as suas embarcações de pesca. No início dos anos 2000 mudou-se com a sua esposa, Elizabeth, para St. John’s, mas manteve a sua atividade hoteleira. Dispõe de uma coleção de sensivelmente 50 mil fotografias, na sua maioria relacionadas com o mar. É atualmente Vice-cônsul Honorário de Espanha para a Terra Nova e Labrador.

O Museu inaugurou, também, uma exposição com o mesmo nome, composta por fotografias inéditas.