Novo Hospital em Aveiro 'não será uma realidade'. Novo 'bloco' será construido. Hospitais de Estarreja e Águeda 'serão reabilitados' - Aurélio Rodrigues (líder do CHBV - com áudio)

2015-07-24 14:58

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O objectivo é avançar para a construção de um novo edifício/bloco, "um novo bloco hospitalar", no Hospital de Aveiro. Um novo Hospital em Aveiro não é, sequer, equacionado.

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), Aurélio Rodrigues, revelou a ambição de avançar para a construção de um novo 'bloco', hoje, em Conferência de Imprensa, realizada ao inicio da tarde, e falou também em "projectos de reabilitação" nos Hospitais de Estarreja e Águeda.

Estão a projectar "a reabilitação e reestruturação" do Hospital de Estarreja, a reabilitação do Hospital de Águeda e a "reabilitação total" do Hospital de Aveiro, "criando um módulo novo para instalar toda a 'consulta externa' que neste momento está dispersa pelo edifício e o 'Hospital de Dia'", vincou.

"Há uma dispersão de recursos que é um problema de gestão global. É fundamental construir esse módulo novo", disse Aurélio Rodrigues que revelou "não pensar, sequer" na construção de um novo Hospital em Aveiro. "Não penso nisso", referiu, adiantando que tem "este Hospital e os de Águeda e Estarreja". "Temos esses problemas para resolver e é nisso que nos estamos a concentrar". As três unidades hospitalares "têm de ser reabilitadas, que destino teriam se se construísse um Hospital novo?", questionou o Director, sublinhando que o processo de reabilitação "é essencial para dar comodidade aos doentes e desenvolver excelentes práticas de boa gestão no futuro".

Para o administrador o objectivo é avançar para um projecto de ampliação do Hospital Infante D. Pedro com a edificação de um novo bloco, a instalar na zona frontal ao edifício actual.

Ainda não há "projecto físico", adiantou. "Temos uma ideia para a sua localização. Estamos a 'construir' o seu dimensionamento em termos de necessidades de espaço para cada área clínica", estimando a necessidade de uma área total "na ordem dos 1800 metros quadrados". A ideia é "concentrar toda a actividade específica no mesmo espaço. Actualmente muitos doentes da 'consulta externa' invadem o edifício e a convivência é invasiva e devassa e isso é inadequado", reforçou Aurélio Rodrigues.

Para o Conselho de Administração do CHBV "é importante avançar para a reabilitação" dos Hospitais de Estarreja e Águeda.

O Plano Estratégico é feito "envolvendo na sua discussão e definição os profissionais da Saúde e autarcas locais".

O novo edifício a construir em Aveiro terá uma área global de cerca de 1800 metros quadrados e será instalado na área do antigo heliporto, que está desactivada, em frente à porta principal do Hospital. Terá vários pisos de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 350 lugares para automóveis, além do parqueamento à superfície.