Nova Linha em Aveiro do 'Cicloexpresso' leva crianças e bicicleta para a Escola João Afonso.

2020-02-10 16:52

Categoria: 

Concelho: 

Foi criado um novo CicloExpresso até à Escola João Afonso.

Um CicloExpresso consiste num grupo de crianças que vão para a escola de bicicleta, acompanhadas por adultos monitores, tipicamente pais de algumas das crianças. Tal como um “comboio” regular, o CicloExpresso tem um percurso e horário definidos, e qualquer criança pode vir nele até à escola. Este projecto junta-se ao CicloExpresso que já existe em Aveiro para a Escola Básica das Barrocas.

O objectivo é "promover a mobilidade sustentável para a escola através de uma alternativa de deslocação divertida e segura, contribuindo para a autonomia e saúde das crianças".

O CicloExpresso da Escola João Afonso está a funcionar às quartas e sextas-feiras com partida às 8h05 da praceta da Metalomecânica nas Barrocas, passando pela Lourenço Peixinho e Sé até chegar à Escola João Afonso, tendo o regresso marcado para as 13h25. Existe a possibilidade de ajuste do percurso e horário para incluir mais crianças. O CicloExpresso é gratuito e assegurado por pais voluntários.

"Uma das vantagens do comboio é a possibilidade de as crianças não terem de ir com os seus pais pois nem todos têm horários ou locais de trabalho que permitem participar neste comboio".

Os CicloExpressos têm obtido reconhecimento tendo a Escola Básica das Barrocas recebido um prémio de envolvimento família-comunidade pelo seu trabalho com o CicloExpresso das Barrocas e tendo o CicloExpresso do Oriente, que leva crianças às escola no Parque das Nações em Lisboa, sido reconhecido pela revista da Organização Mundial de Saúde (OMS) como um exemplo de promoção da actividade física.