Nova escola Homem Cristo vai nascer junto à Escola João Afonso.

2024-04-08 11:04

Categoria: 

Concelho: 

A nova Homem Cristo vai nascer junto à Escola João Afonso.

Por despacho do Presidente da Câmara de Aveiro, a autarquia adjudicou o projeto para construção da nova Escola Secundária Homem Cristo, à empresa Termoprojeto – Engenharia e Projetos, Lda.

A nova Escola Secundária Homem Cristo, um objetivo assumido pelo Executivo da CMA para o presente mandato autárquico (2021/2025), vai ficar localizada nos terrenos contíguos à Escola Básica de 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro, junto à Avenida da Universidade de Aveiro.

“Será um edifício novo que a CMA entregará ao Ministério da Educação, para termos uma Escola Secundária Homem Cristo como os seus Alunos, Professores e Pessoal Não Docente merecem, com todas as boas condições que a modernidade nos propicia e exige, nos edifícios e nos seus espaços verdes, de recreio e de desporto”, refere nota da autarquia.

Para as atuais instalações da Homem Cristo, a autarquia projeta uma vida nova com a instalação dos Serviços da Câmara de Aveiro (atualmente no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos), integrando um expressivo memorial à Escola e ao seu Patrono, o Ilustre Aveirense Homem Cristo.

A área ocupada pelos Serviços da Câmara de Aveiro no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos, será qualificada e adaptada em termos funcionais para integrar o Centro de Congressos de Aveiro.

Estão também em curso e em diferentes fases de desenvolvimento, os projetos de requalificação da Escola Básica de 2.º e 3º Ciclo de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

O projeto de requalificação da EB 2,3 de São Bernardo foi adjudicado à empresa Octógno – Projetos, Lda., enquanto que o do Conservatório de Música está a cargo da empresa GALP – Gabinete de Urbanismo, Arquitectura e Engenharia, Lda.,

Em ambos os casos, os projetos serão centrados na profunda requalificação dos edifícios, com especial relevo para o aumento significativo da eficiência energética, do conforto e qualidade das salas de aula, dos espaços de apoio e das zonas exteriores de recreio e de estar.

No caso do Conservatório está a ser projetada uma nova sala num edifício novo a agregar ao existente, com as devidas especificações técnicas para a área da Dança, devendo dar-se nota que o edifício do Conservatório tem um valor arquitetónico de referência, características e exigências técnicas especiais pelo facto de ministrar, entre outras, aulas de música individuais e em grupo.

Estes três projetos representam um investimento de 540 mil euros, sendo essa despesa para já assumida pela CMA, embora esse valor e o das respetivas obras contam com o financiamento a 100% do Portugal 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência ou de verbas de um empréstimo BEI (contraído pelo Governo), no âmbito de um programa de financiamento definido por acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo de Portugal, para reabilitação de mais de 450 escolas, até 2033.