"Nos mares da memória" vence primeiro prémio no Portugal International Film Festival.

2017-09-17 09:55

Categoria: 

Concelho: 

“Nos mares da memória” conquistou o primeiro prémio no Portugal International Film Festival. Rui Bela, na realização, e Senos da Fonseca como guionista, triunfaram em Portugal com um documentário que tem merecido distinções em festivais internacionais.

Sistematiza a informação escrita e fotográfica sobre a pesca do bacalhau e converte as “estórias” num autêntico documento audiovisual realçando todo o litoral português, nomeadamente, Aveiro, Viana do Castelo, Figueira da Foz, Nazaré, Ílhavo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Vila Nova de Gaia, Porto, Lisboa, Fuzeta, Açores, Caminha e o "Navio Hospital Gil Eannes“.

Estiveram a concurso cerca de seiscentos filmes, em representação de vários países, dos quais cento e vinte eram da categoria “Documentários”. Para a fase final foram selecionados cinco, em representação de Portugal, Itália, Inglaterra e Estados Unidos da América.

A organização deste festival em Portugal, que é também responsável pelo Canadá Independent Film Festival e Brazil International Film Festival, pretende agora com os trabalhos premiados desta edição, exibi-los nestes dois países, fazendo assim um marketing promocional dos projetos vencedores.

Depois de conquistar, em julho, o troféu “Kodiak” no Alaska International Film Awards e em Espanha, o “Barcelona Planet International Film Festival”, em fevereiro passado, este documentário, foi nomeado até agora para mais nove festivais da especialidade em vários países europeus e do continente americano.

Esteve em apreciação no “Figueira Film Art” - Figueira da Foz - Portugal, “Roma Cine Doc” - Roma, “Canada’s World Film Festival” - Canadá, “Sweet as Film Festival” - Canadá, “Short to the Point” - Roménia, “Move Me Productions” - Bélgica, “YES! - Let’s make a movie” - Canadá, “Avanca International Film Festival” - Avanca - Portugal e do “Wirral International Film Festival” - Wirral - Inglaterra.

“Dedico este prémio à equipa que me apoiou e contribuiu para a concretização deste documentário e a todos os homens do mar, que souberam fazer de Portugal, durante cinco séculos, provavelmente a maior nação marítima do mundo. Resta-nos muito mar mas poucos barcos para navegar!...Ficam, para memória futura, estes feitos heróicos que serão recordados como exemplos de coragem, ousadia, bravura e valentia, indiscutivelmente marcas indeléveis na história marítima mundial!... Obrigado Portugal!”, disse Rui Bela no rescaldo da noite do Porto.