Neto Brandão elogia atitude de deputados de Viseu e dá classificação do Museu Grão Vasco como museu nacional como exemplo para Aveiro.

2015-04-29 14:25

Categoria: 

Concelho: 

Filipe Neto Brandão lamenta a posição assumida pelos deputados do PSD, eleitos por Aveiro, na discussão de um projeto de resolução apresentado pelo Partido Socialista sobre o estatuto do Museu de Aveiro. Com o Museu Grão Vasco, de Viseu, a avançar para a categoria de Museu Nacional com o apoio dos deputados eleitos por Viseu e Aveiro a negociar a gestão municipal do Museu de Santa Joana, Neto Brandão diz que as justificações apontadas pelos Sociais Democratas significam que “os viseenses não amarão o seu museu Grão Vasco”. 

Na sua página pessoal no facebook, Neto Brandão salienta que todos os deputados eleitos por Viseu, independentemente do partido por que foram eleitos, “apoiam entusiasticamente a promoção do Grão Vasco a Museu Nacional”.

Para os Sociais Democratas a aposta está noutra esfera, de proximidade, e dão como exemplo o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Museu Gulbenkian, Museu de Portimão e o Museu Marítimo de Ílhavo. Na perspetiva de Ulisses Pereira, a iniciativa do PS procura “perturbar o processo de contratualização da delegação da competência de gestão do Museu de Aveiro, entre o Governo e a Câmara Municipal, sendo público que este processo está na sua fase final”.

O Estado Português aprovou a classificação do Grão Vasco como museu nacional. É o terceiro museu a ficar com a designação de nacional fora de Lisboa, além dos museus Soares dos Reis, no Porto, e Machado de Castro, em Coimbra.