"Não há nenhuma árvore que seja culpada de incêndios" - Ribau Esteves.

2018-09-19 07:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Aveiro entende que não é com fundamentalismos que se resolve o problema dos incêndios. Ribau Esteves participou na conferência do Correio da Manhã sobre incêndios e fez a defesa da industria do papel e da industria pirotécnica.

O autarca de Aveiro lembra que as áreas sob gestão das empresas não registam incêndios de grande dimensão e estão cuidadas e que não são as árvores as culpadas dos incêndios (com áudio)

A Diretora do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, Ana Isabel Miranda, revela que há mudanças em curso na forma das comunidades se protegerem e é aí que deve estar a aposta como fator para dar mais vida ao interior.

Os planos de segurança, os líderes comunitários e as operações de limpeza são tudo peças de um novo modo de vida (com áudio)

O Ex-Diretor da Policia Judiciária e Mestre em Direito e Segurança, Manuel Rodrigues, lembra que falta uma visão mais críticas nos diferentes momentos de decisão. E dá como exemplo a questão das comunicações cujo sistema não respondeu à altura das exigências em 2017.

"Recuso-me a aceitar que ninguém tenha chamado a atenção que aquele sistema não funcionava. Testei o equipamento há 15 anos, logo na origem, e fiz chegar às instâncias superiores a inoperacionalidade do mesmo".

O Professor universitário e escritor, Rui Zink, defende que o país precisa de remar para o mesmo lado e baixar as guardas partidárias nesta questão. Mas admite que difícil é reconhecer esse lado para o qual se deve remar (com áudio)

Debate no Museu de Santa Joana no ciclo de conferências “CM Não Esquece!”. Em análise as cinco propostas eleitas pelos leitores e que vão integrar a Moção que o CM vai apresentar aos partidos representados na Assembleia da República e ao Governo.

Debate sobre criminalização dos incendiários; vigilância do território e intervenção das forças militar; ordenamento florestal e desenvolvimento económico do interior; limpeza de matas; educação, formação e sensibilização.