Nadadores Salvadores de vários pontos do país ajudam a garantir segurança nas praias da Barra e Costa Nova.

2018-06-21 17:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A segurança nas praias da região de Aveiro obrigou à “chamada” de nadadores de outros pontos do país e o alojamento acabou por exigir maior investimento das entidades que financiam a operação.

O acordo foi assinado esta quinta e o responsável pela associação que gere os nadadores (ResgatÍlhavo) confirmou as dificuldades para garantir o pleno de meios.

João André refere a necessidade de procurar Nadadores Salvadores fora da zona de Aveiro para garantir uma segurança adequada nas praias locais.

Agradeceu o investimento da Autarquia, da Administração do Porto de Aveiro (praia Velha) e aos concessionários de praia que permitem “garantir alojamento, principalmente a essas pessoas” (com áudio)

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo, foca-se nas “boas condições em relação à qualidade” das praias e no investimento da CMI de 22 mil euros e de 1600 euros da APA, necessário para a manutenção desta qualidade de “Praia de Ouro”. Apesar disto, considera que o investimento “deve ser feito pelo Estado e não pelas autarquias” (com áudio).

O presidente mostrou também o seu desagrado com a nova lei que obriga a que haja um contrato para os Nadadores Salvadores (NS), o que os prejudica na altura do seu primeiro emprego, uma vez que a maior parte são alunos que ocupam o seu verão nesta função de NS.

Foram hoje hasteadas as bandeiras azul, praia acessível e praia para todos nas praias da Barra e da Costa Nova.