Museu Marítimo de Ílhavo encerra 2019 com novo recorde de visitas.

2020-01-08 15:48

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou 2019 com o maior número de visitantes da sua história, superando em cerca de 1.200 visitas o anterior recorde alcançado em 2018.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram 88.903 os visitantes que realizaram o percurso expositivo do Museu Marítimo e do Navio-Museu Santo André, confirmando-se a tendência de alargamento de públicos que se tem evidenciado ao longo dos últimos anos, dos quais se destaca a ‘mítica’ fasquia de 1 milhão de visitantes ultrapassada no primeiro trimestre de 2018.

"Num momento em que se debate o rumo da museologia em Portugal, em que se alinham novos projetos e quando se abrem alguns debates sobre a cultura do Mar, importa salientar o êxito do ousado projeto museológico do Município de Ílhavo, espelho da preservação da identidade do Município assente numa relação ancestral com o Mar e a Ria, especialmente pelo impacto histórico, social e económico da Pesca do Bacalhau no território e nas suas gentes".

O Museu Marítimo de Ílhavo é hoje um museu marítimo "singular, incluindo também na sua missão a vertente da investigação (CIEMar) e da educação (Serviço Educativo)".

O CIEMar-Ílhavo é uma subunidade do Museu Marítimo de Ílhavo, desempenhando a missão de investigação científico-cultural, com o objetivo de alimentar e renovar o projeto cultural e de impulsionar a dinâmica museológica do Museu, ampliando-a de forma criativa e projetando-a a escalas mais amplas.