Museu do Rádio, em Bustos, inaugurado na quarta.

2017-09-25 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu do Rádio, em Oliveira do Bairro, é inaugurado esta quarta-feira com uma coleção que conta com cerca de 1.500 rádios. Deste universo haverá meia centena em exposição e os restantes em áreas de reservas que poderão ser visitáveis.

Ideia que surgiu da oportunidade de criar um espaço para albergar e musealizar o vasto conjunto patrimonial, que tem como base uma coleção privada que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX.

Este acervo, pertença do colecionador Manuel Silva, engloba ainda muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e doadores, que se constitui como um espólio absolutamente único, com reconhecimento internacional.

Localizado na vila de Bustos, o museu está implantado na antiga Escola Primária, a que se juntam dois novos volumes construídos de raiz, e poderá ser visitado de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10h00 e as 18h00, com interrupção entre as 13h00 e as 14h00, aos sábados das 14h00 às 18h00 e aos domingos e feriados mediante marcação prévia.

Recorde-se que o projeto da “Radiolandia – Museu do Rádio” foi apresentado publicamente a 18 de maio deste ano, Dia Internacional dos Museus, em cerimónia que serviu ainda para a assinatura do protocolo de depósito do espólio de rádios de Manuel Silva, celebrado entre a autarquia e a família do colecionador.

Na ocasião, Mário João Oliveira, presidente da autarquia de Oliveira do Bairro, definiu o futuro equipamento como “um museu vivo, que será o mais interativo possível”, destacando a “grande conjugação de vontades que tem pautado a relação entre a família do Sr. Manuel Silva e a Câmara Municipal para a concretização deste projeto”.

Para Mário João Oliveira, o facto do único Museu do Rádio em Portugal estar localizado em Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro, “é de grande significado, ainda para mais tendo a sua origem precisamente nesta vila, e uma grande emoção e orgulho para todos os autarcas concelhios, para a família do Sr. Manuel Silva e para todos os nossos munícipes”.

Ainda segundo o autarca, este é um projeto “de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem”.

A denominação Radiolândia, presente na designação do novo equipamento, era precisamente o nome da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando assim a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da vila de Bustos e que, nos dias de hoje, volta a ganhar vida.

Manuel Silva nasceu em 1930, em Bustos, e foi um reconhecido comerciante e técnico de rádios que, por volta de 1950, iniciou a sua coleção, ficando com os rádios velhos dos clientes que, na sua loja, compravam um novo.

A sua paixão pelo mundo dos rádios começou quando frequentou um curso de telecomunicações na Marinha, em Lisboa. Posteriormente, esteve emigrado nos Estados Unidos, regressando mais tarde à sua terra natal, onde fundou a loja “Radiolândia”. Este foi, durante anos, um dos mais emblemáticos espaços comerciais do concelho de Oliveira do Bairro, providenciando a muitas famílias um local onde adquirir um rádio, disponibilizando ainda o serviço de reparação desses equipamentos.

Manuel Silva dispõe atualmente de uma coleção de rádios única a nível mundial, contando com mais de mil exemplares, sendo este museu o ansiado espaço para fazer jus ao seu espírito colecionador, desenvolvido durante mais de 50 anos.

O novo Museu do Rádio, que transporta consigo o nome da sua loja “Radiolândia”, é também ele um espaço de homenagem à figura daquele que, para além de um grande colecionador, foi um reconhecido e respeitado comerciante do concelho de Oliveira do Bairro, cujo grande sonho era criar um museu, onde pudesse expor todos aqueles rádios que colecionou e que fazem parte da história mundial da comunicação.

O novo projeto museológico da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro “Radiolandia – Museu do Rádio” vai ser inaugurado esta quarta, às 17h00, na vila de Bustos.

foto: JB