Museu da Rádio palco de conversas com nomes grandes da rádio em Portugal.

2018-04-24 10:06

Categoria: 

Concelho: 

João Ricardo Pateiro quer deixar uma das suas viaturas emblemáticas ao Museu da Rádio na Bairrada para dar força ao espólio.

A iniciativa “Conversas da Rádio”, que se realizou na passada sexta-feira, na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, foi o momento para o “relatador/cantor” deixar as suas intenções.

À conversa estiveram Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Ricardo Pateiro (TSF), João Janes (TSF), Teófilo Fernando (TSF) moderados por João Paulo Teles (RCP FM).

Muitos momentos divertidos, de carreiras com cerca de três décadas, foram partilhados com o público presente, que não se coibiu de se manifestar, ao longo de duas horas, através de palmas e das muitas gargalhadas que não conseguiu conter, face à banda sonora e spots publicitários de João Ricardo Pateiro, às confidências de Paulino Coelho e às histórias de João Janes e Teófilo Fernando, todos eles grandes nomes da Rádio portuguesa.

A conversa passou pelo passado e futuro da rádio, pelos perigos e vantagens “do digital”, com os seus “podcasts” e emissões via internet, pela ditadura das “playlists” e os programas de autor e por homenagens a algumas das grandes referências da Rádio em Portugal, como António Sala, Júlio Isidro ou Jorge Perestrelo, entre muitos outros temas, terminando com o desejo emocionado de João Ricardo Pateiro de, um dia, “quando partir desta Terra”, deixar na Radiolândia, para exposição, a Renault 4L que está a restaurar, com referências à “sua” rádio TSF.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade responsável pelo museu, aceitou de imediato, com enorme satisfação e agradecimento, a “oferta” do jornalista desportivo, esperando, no entanto, que só se concretize “daqui a muitas décadas”.