Murtosa homenageou soldados que "tombaram" na Primeira Grande Guerra

2014-11-17 13:48

Categoria: 

Concelho: 

No passado domingo tiveram lugar, na Murtosa, as cerimónias evocativas do centenário da Primeira Grande Guerra (1914-1918), nas quais foram homenageados os 24 Murtoseiros que, em França e em África, pereceram no conflito.

O programa iniciou-se com uma recepção no salão nobre dos Paços do Município da Murtosa. Na ocasião, usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes, Major João Carvalho, o Coronel de Cavalaria das Forças Armadas, Carlos Anselmo Soares e o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista. A sessão contou, igualmente, com familiares dos soldados mortos em combate e de ex-militares.

Depois da missa de sufrágio pelos combatentes, celebrada pelo Padre António Cruz, na Igreja Matriz da Murtosa, teve lugar o momento evocativo, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, que contou com a participação da população que se associou ao acontecimento.

A cerimónia, com honras militares, prestadas por uma força do Aeródromo de Manobras n.º 1 de Maceda, iniciou-se com a deposição de um coroa de flores junto ao monumento, por parte do Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, do Presidente do Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes, João Carvalho, e de Rocha Ferreira, do AM1 de Maceda.

Seguiu-se o momento do toque de silêncio e de homenagem aos mortos, seguida da leitura de uma prece, pelo Padre António Cruz. Foi ainda descerrada uma placa, no monumento, evocativa do centenário da Grande Guerra.