Murtosa homenageia heróis do CEP na primeira Grande Guerra.

2018-11-21 08:55

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa prepara-se para homenagear os heróis do Corpo Expedicionário Português na primeira Grande Guerra.

O centenário do armistício, que colocou um ponto final na primeira guerra mundial será evocado, na Murtosa, no domingo, dia 25 de novembro, como forma de homenagear os soldados portugueses, e os Murtoseiros, em particular, que participaram no conflito de escala global que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.

Às 15H00, na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal, terá lugar uma recriação histórica que evocará a memória da participação portuguesa na guerra, com a teatralização de vários quadros, nomeadamente, a convocatória dos mancebos, o recrutamento dos moços para o Corpo Expedicionário Português, as despedidas aos moços que partem para a Flandres, a Guerra nas trincheiras, o regresso dos soldados, entre outros.

Esta encenação histórica será coordenada por uma companhia profissional de teatro e contará com a participação de elementos de coletividades locais.

De seguida, pelas 16h30, no auditório da COMUR-Museu Municipal da Murtosa, será feita a projeção do filme “Soldado Milhões”, realizado por Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, que conta a história de Aníbal Augusto Milhais, o herói português da mortífera batalha de La Lys.