Murtosa: Gastronomia de bordo destaca caldeiradas na ementa dos restaurantes.

2019-11-27 08:50

Categoria: 

Concelho: 

Depois de Peniche e Ílhavo é a vez da Murtosa receber a segunda edição Festival Gastronomia de Bordo.

Trata-se de uma iniciativa que exalta os sabores e os saberes que têm a sua génese nos pratos preparados pelos pescadores e que se tornaram ícones gastronómicos.

Uma dezena de restaurantes aderentes do concelho vão preparar ementas temáticas.

O Festival Gastronomia de Bordo insere-se no projeto de programação cultural em rede "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades", que une os Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche.

As autarquias apostam na dinamização de dezenas de atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.

Os espaços de restauração prepararam menus específicos para a festival, tendo como referencial os pratos de peixe e, de um modo especial, as caldeiradas.

O programa do festival Gastronomia de Bordo propõe algumas atividades complementares às degustações nos restaurantes, que visam dar a conhecer o património gastronómico, cultural e social da Murtosa.

Esta quarta, às 17h00, abertura oficial do festival, com uma cerimónia na COMUR-Museu Municipal da Murtosa.

A iniciativa será antecedida de um workshop, coordenado pela Chef Patrícia Borges, especialmente dedicados aos agentes locais de restauração.

No sábado, dia 30 de novembro, pelas 10H00,terá lugar uma visita guiada “Rota do Mar & Ria”, que se iniciará na Praça Jaime Afreixo em Pardelhas e passará pelo Cais do Bico e pela COMUR-Museu Municipal.

No domingo dia 1 de novembro, pelas 15h realizar-se-á a “Rota da Enguia”, que se inicia no Cais do Bico e percorrerá alguns da beira-ria, terminando na “Ti Alcina”, na Béstida, com um workshop de confeção de caldeirada de enguias.