Murtosa: Encenação evoca fim da I Grande Guerra.

2018-11-27 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Praça do Município, na Murtosa, foi palco de uma recriação histórica, organizada pela Câmara Municipal, que celebrou o centenário do armistício da primeira grande guerra e homenageou os soldados Murtoseiros que combateram na I Grande Guerra.

Cerca de 65 atores, entre profissionais da companhia Viv'arte e amadores das coletividades locais, teatralizaram vários quadros que evocaram a memória da participação portuguesa na guerra.

A Murtosa celebrou, no passado domingo, dia 25 de novembro, o centenário do armistício, que colocou um ponto final na primeira Guerra Mundial e homenageou os soldados portugueses – e os Murtoseiros, em particular – que participaram no conflito de escala global que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.

Em frente à Câmara Municipal, teve lugar uma recriação histórica evocativa da memória da participação portuguesa na guerra, com a teatralização de vários quadros.

Cenas alusivas à convocatória dos mancebos; o recrutamento dos moços para o Corpo Expedicionário Português; as despedidas aos moços que partem primeiro para a preparação militar e depois para a Flandres; a Guerra nas trincheiras; a receção das cartas dos soldados; o regresso dos soldados; o regresso de um soldado perecido em combate e as respetivas honras fúnebres.

Terminou com a referência e homenagem a todos os murtoseiros mortos na primeira Grande Guerra.