Municípios portugueses já receberam as distinções por políticas familiarmente responsáveis.

2019-11-30 14:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Municípios portugueses já receberam as distinções por políticas familiarmente responsáveis e Ílhavo está na lista.

A 11ª edição do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu esta sexta, no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, em Coimbra, 77 municípios numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

“Os municípios estão no caminho certo do que é a integração social das pessoas e do apoio às famílias”, foi com estas palavras que o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho arrancou o seu discurso no evento do OAFR.

Para o executivo “se não fossem os municípios a vida das nossas famílias seria muito mais difícil. Pequenos atos, pequenos apoios no contexto geral significam pouco, mas no contexto real significam muitíssimo.”

O secretário de Estado reiterou à plateia de autarcas que “os municípios são base territorial da administração pública e têm muitas políticas de proximidade e o caminho é mesmo este.”

O secretário de Estado da Descentralização e Administração Local considera que o importante “é criar condições para que as famílias portuguesas fiquem nos sítios onde querem viver, onde se sintam felizes e confortáveis e onde tenham qualidade de vida”.

“Não é a dimensão do território que faz com que sejamos felizes, mas sim as oportunidades que o município proporciona, a forma da sua atratividade e a forma de gerar empregos”, evidenciou o responsável.

Rafael Lucas Pires, membro da Direção da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, deixou em Coimbra uma palavra de agradecimento aos autarcas. “Agradecemos sobretudo as todos os autarcas, não só pelo entusiasmo e participação crescente nesta iniciativa, mas sobretudo pelo trabalho que esta iniciativa demonstra, promove e revela em prol das famílias portuguesas”.

Rosário Carneiro, da comissão científica do OAFR, destacou na sua intervenção que “104 dos municípios que participaram no inquérito do Observatório disponibilizam tarifa familiar da água às famílias com 3 ou mais filhos”.