Municípios da Região preparam Dia dos Moínhos Abertos.

2016-03-29 11:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Municípios da Região de Aveiro com tradição molinológica assinalam nos dias 9 e 10 de Abril o Dia dos Moinhos Abertos no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril. Trata-se de uma ação com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia.

“Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral”.

Nos dias 9 e 10 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de mais de três dezenas e meia de moinhos, de várias tipologias, em treze concelhos do distrito de Aveiro (Albergaria-a-Velha, Estarreja, Aveiro, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada e Castelo de Paiva), assim como num concelho do distrito de Coimbra (Figueira da Foz).