Municípios da Região passam a medir a pegada ecológica.

2019-10-30 16:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Vagos recebeu esta quarta-feira a sessão de apresentação do projeto 'Pegada Ecológica' dos Municípios Portugueses.

Trata-se de um projeto que resulta de uma parceria estratégica entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a Global Footprint Network (GFN) e a Unidade de Investigação GOVCOPP da Universidade de Aveiro.

O projeto visa a construção de conhecimento e o fortalecimento da capacidade local em matéria de ambiente, através do cálculo e interpretação de dados vitais para enfrentar desafios ambientais complexos.

Visa também, "influenciar políticas de coesão territorial e promover novos instrumentos e políticas públicas que reforcem o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável dos municípios e do país".

Silvério Regalado, Presidente da Câmara de Vagos, recordou, na ocasião, o trabalho desenvolvido pelos agentes políticos na defesa do meio ambiente, recuando ao tempo do extinto Gabinete da Ria de Aveiro. (com áudio)

Paulo Madureira da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável deu uma 'aula' sobre o efeito estufa no planeta e sublinhou a necessidade do envolvimento de todos na defesa do planeta Terra. (com áudio)

“A Pegada Ecológica é uma metodologia reconhecida internacionalmente e desenvolvida pela Global Footprint Network que permite medir o impacto das nossas atividades de consumo nos recursos naturais do planeta”.

A metodologia pode ser aplicada a várias escalas, desde um individuo, cidade, região, país, até ao planeta Terra, comparando os recursos naturais usados para suportar um determinado estilo de vida com a capacidade dos ecossistemas para gerar esses mesmos recursos.

A sessão pública decorreu na Biblioteca Municipal João Grave.