Município de Albergaria-a-Velha quer envolver comerciantes na dinâmica dos eventos do Concelho.

2020-02-13 15:07

Categoria: 

Concelho: 

No encontro Café com Comerciantes, que decorreu ontem na Biblioteca Municipal, o Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, frisou que é imperativo criar uma nova estratégia com os comerciantes, que permita que os estabelecimentos comerciais locais aproveitem o potencial económico dos milhares de visitantes que chegam ao Concelho. 

“O Município promove ao longo do ano vários atividades e eventos de rua – Festival do Pão, Lugar das Cores, Parada da Primavera - que exigem a participação do comércio e da restauração; temos de criar dinâmicas que tornem a experiência mais atrativa, para que os visitantes possam levar com eles algo de Albergaria-a-Velha”.

Perante uma plateia com mais de três dezenas de participantes, a maioria pequenos comerciantes, António Loureiro apresentou um Concelho em crescimento económico, com uma maior capacidade de atrair pessoas, não só visitantes/turistas, mas também famílias que desejam viver num Concelho com qualidade de vida e com desemprego residual. O dinamismo empresarial já levou o Município a investir mais de um milhão e quatrocentos mil euros na aquisição de terrenos na Zona Industrial. Em 2021, esta terá mais 15 hectares e 25 lotes adicionais para a fixação de novas empresas. Em termos de impostos, o autarca salienta a redução do IMI, da derrama e da comparticipação no IRS. “Em cinco anos, o Município deixou de arrecadar 5 milhões e 247 mil euros em impostos; este é dinheiro que ficou do lado das famílias e que pode ser utilizado para o consumo”.

Quanto a ações específicas direcionadas para a promoção do comércio local, António Loureiro destacou as parcerias com a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e a SEMA.

As campanhas da Páscoa e de Natal, o Albergaria em Flor, o Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa ou o Stock-Off têm registado um maior envolvimento dos comerciantes, havendo potencial para o crescimento no futuro.

Pedro Marques, Presidente da Prave, também destacou as iniciativas desenvolvidas em conjunto com a Câmara Municipal e “levantou o véu” sobre alguns dos eventos a ter lugar nos próximos meses, como o desfile de moda no âmbito do Stock-Off, em maio, ou uma nova edição da Feira do Emprego, em abril. “Estamos aqui, de forma indireta, para vos ajudar; todos juntos, podemos dar mais força ao comércio de Albergaria”.

Para tornar os estabelecimentos locais mais atrativos, a formação é imprescindível.

José Valente, Presidente da Direção da Sema, convidou os presentes a aproveitarem as ações de formação gratuitas que a associação desenvolve e que abrangem as mais diversas áreas, desde o atendimento ao público, à higiene e segurança no trabalho, passando pela liderança e gestão do tempo. José Valente aproveitou ainda para partilhar que a SEMA é a entidade do distrito de Aveiro que mais mão-de-obra coloca no mercado de trabalho. Em 2019, 600 pessoas encontraram um emprego através da associação e, em janeiro de 2020, já foram colocadas 71 pessoas.

No final do encontro Café com Comerciantes, ficou acordada uma próxima reunião com os comerciantes “para discutir a melhor forma de eles aproveitarem a dinâmica das atividades em Albergaria-a-Velha como alavanca para os seus negócios”, referiu António Loureiro.