Município de Albergaria-a-Velha lança Desperdício Zero no primeiro aniversário d’ A Praça.

2019-04-09 12:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha lança Desperdício Zero no primeiro aniversário d’ A Praça.

Cargo bikes, bicicletas elétricas, sacos de pano-cru, saquetas de papel e pontos de recolha de restos alimentares são as “armas” que o Município de Albergaria-a-Velha vai utilizar a partir de sábado para combater o desperdício no Mercado Municipal.

No dia em que se celebra o primeiro aniversário da renovação do equipamento, a Autarquia apresenta os seus contributos para a diminuição dos impactos ambientais gerados pela sua atividade regular.

Com um orçamento a rondar os 45 mil euros, atribuídos no âmbito do Fundo Ambiental, o projeto Desperdício Zero passa por descarbonizar a logística do transporte dos produtos a vender e a comprar, reduzir o uso de embalagens descartáveis e de plástico, bem como fomentar junto dos clientes e comerciantes o conceito de uma cultura sustentável através da educação e implementação de valores ambientais.

No sábado, entre as 9h00 e as 13h00, vão ser distribuídos sacos de pano pelas pessoas presentes e os operadores passarão a utilizar, sempre que possível, saquetas de papel para acondicionar os produtos comprados.

N’ A Praça existem cerca de 60 operadores na área dos frescos e legumes e estima-se que, em cada dia de mercado – às quartas e sábados – são utilizados cerca de 5000 sacos de plástico. Com outros tipos de embalagens, a Autarquia espera reduzir drasticamente a utilização de plástico descartável.

No âmbito do Desperdício Zero vão ser ainda colocados no recinto dez pontos de entrega de resíduos resultantes da atividade do mercado, sendo estes “restos” depois encaminhados para dois compostores de 330 litros.

Além do arranque formal do Desperdício Zero no Mercado Municipal – “A Praça”, a festa do primeiro aniversário inclui animação deambulante e momentos musicais com estudantes da Jobra Educação. Para as crianças, há pinturas faciais e balões no Espaço Infantil e uma sessão especial Leituras com Sabor: Divercook em Família, onde será possível aprender a confecionar receitas saudáveis para a Páscoa com a Chef Joana Sousa, fundadora do projeto The Pastry Lab.